segunda-feira, 28 de setembro de 2009

10 ANOS CANTANDO A PRIMAVERA


A Agência Goiana de Cultura (Agepel) realiza em Pirenópolis, de 22 a 27 de setembro, a décima edição da Mostra de Música de Pirenópolis – Canto da Primavera. A programação do evento será apresentada à imprensa nesta terça-feira, 15 de setembro, às 9h30 horas, pela presidente da Agepel, Linda Monteiro.

Preparado para um público estimado entre 30 e 35 mil pessoas, durante os seis dias de sua realização, o 10º Canto da Primavera terá como atrações nacionais os shows de Toni Garrido, Arnaldo Antunes, Ricardo Leão, Hamilton de Holanda, Ricardo Silveira Trio e o Grupo Libertango. Para os shows regionais foram selecionados 23 artistas goianos, entre os 101 inscritos. E a novidade deste ano é que, pela primeira vez, a Agepel abriu espaço na seleção regional para um grupo de Brasília, o Patubatê, estabelecendo o intercâmbio cultural entre Goiás e o Distrito Federal. Ao todo serão, portanto, 30 apresentações musicais, que põem em cena uma grande diversidade de gêneros e estilos musicais.

Oficinas
Além dos shows, o 10º Canto da Primavera vai oferecer uma master class com o músico Hamilton de Holanda e sete oficinas: Bateria (com Jurim Moreira), Contrabaixo (Marcelo Maia), Percussão (Marco Lobo), Piano (Ricardo Leão), Sopro (Zé Canuto), Violão e Guitarra (Ricardo Silveira) e Técnica Vocal (Adriano Pinheiro). As oficinas de música são um dos pontos altos da programação do festival, uma vez que proporcionam a troca de experiência entre professor e alunos (todos músicos) e acabam apontando as últimas tendências da MPB em sua multiplicidade de ritmos, gêneros e influências.

Criado em 2000 pelo governo do Estado como mecanismo de incentivo à produção musical no Estado, ao longo desses dez anos, o Canto da Primavera tem demonstrado ser uma efetiva estratégia de aquecimento do turismo, contribuindo para movimentar a economia com a geração de aproximadamente 350 empregos diretos e indiretos. Juntamente com o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) e a Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo), o Canto da Primavera é um dos mais expressivos projetos da Agepel de valorização das artes e de desenvolvimento do setor cultural de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário